MONTMORILLON | Uma vila dedicada ao mundo do livro e da escrita

15 de junho de 2019 86500 Montmorillon, France


igreja montemorrillon

Na mesma tarde em que me perdi pelas ruas de Chauvigny, também parti à descoberta de Montmorillon. Também esta pertence à região da Nouvelle-Aquitaine e faz parte do conjunto de vilas que estão ligadas à Idade Média. Contudo, há algo nesta pequena vila com cerca de com cerca de 5 900 habitantes em 2016 que a torna especial...

ponte

Uma vez mais, facilmente nos perdemos por entre uma paisagem datada de séculos que nos leva a viajar no tempo. As cores terra, o barulho das águas que correm no rio ou as ruas estreitas e nas quais nos surpreendemos em cada recanto. Assim que atingimos a pequena ponte, deparamo-nos com a Église Notre Dame de Montmorillon (primeira imagem deste post) que rapidamente nos convida a um passeio de descoberta até ao alto da colina. 

ponte e pessoas

igreja vista

E, assim que subimos a colina, é-nos oferecida uma bela vista sobre a vila e depressa descobrimos, pelo caminho, o seu encanto especial: a Cité de l'Écrit et des Métiers du Livre, que faz parte da vila desde 2000. Os imóveis foram recuperados e podemos encontrar inúmeras pequenas lojas dedicadas ao livro e à escrita. Existem artesãos que organizam ateliês de caligrafia e ilustração, é possível comprar livros usados, descobrir tesouros da literatura ou, simplesmente, perder-se numa livraria repleta de obras. 

duas imagens de ruas

Existem igualmente eventos ligados à escrita e ao livro, nomeadamente o Marché aux Livres Anciens que acontece no Domingo de Páscoa, o salão da edição independente no final de Setembro ou ainda o salão do livro. E, durante o Verão, existem também imensas actividades em locais púbicos, como jardins e nas próprias lojas dos artesãos.

porta azul da loja

O acesso à Cité de l'Écrit et des Métiers du Livre é livre e gratuito! E o mesmo acontece com o acesso aos ateliês e às livrarias. Contudo, os artesãos propõem, por vezes, sessões de demonstração e mesmo estágios de iniciação para aqueles que queiram adquirir mais conhecimentos e nesse caso é cada artesão que estipula o preço.

fachada hospital montmmorrillon

Se são adeptos do mundo do livro e, já agora, das belas vilas que a Idade Média nos ofereceu, aconselho-vos a se perderem por este chão. São pequenas vilas com um encanto mesmo especial e o melhor é que facilmente podem aliar uma visita aqui e a Chauvigny!

rua e montagem blogger

2 comentários

@luciieblog no Instagram

© luciieblog. Design by FCD.