Dia Mundial do Cancro: Campanha "Eu Sou… e Eu Vou"

4 de fevereiro de 2019


Também apelidado de Dia Mundial de Luta Contra o Cancro o dia quatro de Fevereiro é dedicado a esta doença e a todos aqueles que nela se encontram envolvidos. Entre especialistas, famílias e doentes, o objectivo é alertar para a prevenção da mesma.

E, se até há um ano, esta data me poderia passar - admito - um pouco ao lado, hoje é impossível ! Eu e os meus fazemos parte da estatística daqueles que passaram a viver com o cancro nas suas vidas. A incidência de cancro tende a aumentar e todos os anos 9.6 milhões de pessoas continuam a morrer de cancro, o que é mais do que as mortes causadas em conjunto pelo HIV/SIDA, malária e tuberculose.

Assim sendo, a União Internacional de Controlo do Cancro que é a maior e mais antiga organização internacional que se dedica a combater o cancro, leva a cabo, em conjunto com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma campanha sobre a qual vos quero falar. Com o intuito de decorrer durante três anos, a iniciativa que tem como tema Eu Sou… e Eu Vou ... Cada um de nós pode ser o herói desta história, visa criar impacto a longo prazo, aumentando a exposição do público à mensagem e o seu envolvimento, quer na disseminação da mensagem, quer na mudança de comportamento. 

Nem sempre o cancro é "visível". Nem sempre os sintomas estão presentes e aqueles que vivem de maneira silenciosa tornam-se ainda mais perigosos. Mas, é importante que as pessoas estejam alertas para todo e qualquer sintoma ou mudança no corpo. É essencial que os check-ups sejam realizados. É fundamental que cada um zele pela sua própria saúde. E, acima de tudo, que sejamos conscientes de que, para um cancro, dois, três ou seis meses, podem fazer muita diferença. E, por fim, não tenham vergonha de o assumir! Não é uma escolha nossa e uma das melhores forças que se pode ter contra um cancro é a certeza de que o psicológico está suficientemente forte para vencer todas as batalhas... Por isso, não se escondam e lutem apenas, com toda a garra, vontade e apoio que todos os doentes merecem ter!  

Fonte : Liga contra o cancro | Para ter acesso a mais informação: brochura de apresentação

// Imagem proveniente da Internet //

2 comentários

  1. É assustador... E tão importante salientar isto que acabaste de escrever aqui!

    ResponderEliminar
  2. r: Sério? Não fazia ideia que também havia que esta aplicação dava para fazer lá fora, agora fiquei ainda com mais vontade de ir fazer ahah

    ResponderEliminar

© luciieblog. Design by FCD.