Cinco passos para uma semana mais produtiva

27 de janeiro de 2019

Com o início do mestrado fui-me obrigando a uma organização ainda mais acentuada na minha vida. Sempre tive esta característica como qualidade, mas com tudo aquilo que vou precisando de fazer ao longo da semana, passei a ver o Domingo como o melhor dia da semana para rever toda a organização e planificação da semana seguinte. Por isso, decidi partilhar convosco estes cinco passos que tenho seguido, ao Domingo, para colocar tudo em marcha. Quem saber se não vos ajudará!

1 // Fazer uma lista das coisas a serem feitas durante a semana 
Esta lista tornou-se mesmo necessária para que eu não me perdesse no tempo e para que, no final, conseguisse ter uma melhor visão do que consegui - ou não - realizar. Aponto as reuniões, o tempo de aulas, os objectivos a traçar, as idas ao ginásio, os momentos "vazios" que são consagrados ao estudo e aqueles que dispenso para a minha vida social. Além disso, também foi importante encontrar este equilíbrio para conseguir ir tendo conteúdo no blog.  

2 // Preparar algumas refeições para o início da semana
Tendo em conta que não tenho um congelador, opto por preparar algumas refeições para o início da semana. É um dos meus dias favoritos para fazer sopa ou então saltear legumes que são posteriormente misturados com outros acompanhamentos. Nada como já ter algumas refeições meio que preparadas no frigorífico para que possa comer melhor, dando depois asas à imaginação para as possíveis combinações de ingredientes. 

3 // Agendar publicações no blog
Os últimos post's que tem sido publicados por aqui são agendados. A verdade é que passando a semana toda em aulas e com trabalhos para fazer, o tempo para o blog escasseia. Além disso, não é ao final do dia que a imaginação e criatividade estão no seu auge, por isso, o Domingo tornou-se um grande aliado para escrever e agendar artigos. E sim, é o caso deste 😊 

4 // Organizar tudo para o dia seguinte
Ok. Este é aquele passo que faço diariamente, admito! É-me impensável adormecer se sei que no dia seguinte tenho que acordar cedo e não organizei nada. A roupa tem que estar escolhida, o saco preparado, o almoço e os lanches numa das prateleiras do frigorífico para que não me esqueça de nada... Mas, fazê-lo no Domingo à noite dá-me ainda mais a sensação de organização e de descanso. Sei que estou pronta para o dia seguinte e, consequentemente, para a semana que se avizinha.  

5 // Tirar algum tempo para mim
O Domingo passou a ter quase que um ritual: uma máscara de rosto, um longo duche e um momento em que não faço nada. Ou opto por ler, ou vejo uma série, ou partilho um bom momento social com os meus vizinhos de residência. Uma necessidade de saber que, durante algum tempo, fui o ponto central do meu dia e que fiz algo por mim. É essencial armazenar forças e sentir-me calma para que, no dia seguinte, tudo seja vivido - novamente - de maneira tranquila. 

E vocês, tem passo que seguem para uma semana mais produtiva? Também são adeptos de um Domingo chill e de alguma organização e planificação?

// Imagem proveniente de Canva //

Enviar um comentário

© luciieblog. Design by FCD.